Vanessa Capochim

mulheres na moda da santidade

Tem presentes para você!

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11.6 Deus é nosso galardoador, ou presenteador. Deus gosta de nos presentear. É muito bom ganhar presente. Ficamos alegres, principalmente quando recebemos algo que precisamos muito ou estávamos desejando ganhar. Deus gosta de nos ver alegres, e Ele sabe o que gostamos de ganhar.

No Salmo 37 verso 4 o salmista diz: “Agrada-te do Senhor,  e ele satisfará os desejos do teu coração .

Quando vamos a um aniversário e levamos presente, normalmente dizemos: é apenas uma lembrancinha! Os presentes de Deus não são apenas “uma lembrancinha”. Ele nos presenteia com coisas que nos surpreendem.

Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 1 Co 2.9

Essas três referências citadas acima, Hebreus 11.6, Salmo 37.4 e 1 Co 2.9 declaram que: Deus é galardoador, satisfaz os desejos do coração e prepara coisas inimagináveis para o homem.

Deus quer nos presentear e com o melhor, satisfazendo o desejo do nosso coração e superando nossa expectativa.  O problema é que queremos receber os presentes de Deus, mas nem sempre estamos dispostos a buscar a Deus, agradarmos Dele e amá-lo.

Deus é galardoador dos que o BUSCAM

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Isaias 55.6

De acordo com o dicionário Aurélio, buscar significa empenhar em descobrir. Buscar a Deus é esse empenho em descobrir a cada dia quem Ele é, conhecer Sua vontade, conhecer os Seus planos e propósitos.

AGRADA-TE do Senhor

Agradar significa estar feliz com.

Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.

Gálatas 1.9

Precisamos estar feliz com o Senhor. “Com” em duplo sentido: feliz por tudo que Ele fez em nossa vida, e feliz juntamente com Ele.

Deus tem preparado para aqueles que O AMAM

Ame a Deus acima de todas as coisas. Deus nos amou primeiro, sendo nós ainda inimigos Dele.

Entendo que Deus quer nos ensinar que Ele é o maior e melhor presente de todos. Nenhum bem material pode nos satisfazer mais do que a presença gloriosa do nosso Senhor. Precisamos amar a Deus sobre todas as coisas.

Deus é o nosso tudo, a razão da nossa existência.

Busque a Deus, agrada-te Dele e O ame acima de todas as coisas, e o mais, Ele fará!

 

por

Vanessa Capochim

É hora de crescer!

Algumas frases e orações são comuns no nosso dia a dia: “peço a Deus para que feche as portas que não são para eu passar, e abra as portas que o Senhor tem pra mim” ou “quero terminar esse namoro, mas ainda gosto da pessoa, Deus poderia tirar esse sentimento do meu coração”.

Não há impossíveis para Deus, para Ele é muito simples responder a essas solicitações. Porém, existem coisas que nós precisamos decidir e fazer. Precisamos crescer espiritualmente.

Imagine um bebê. Ele não escolhe as roupas que vestirá, apenas, expressa fome, sono e frauda suja através do choro. Na medida em que esse bebê cresce, passa a tomar suas decisões e aprende a comer, dormir e ir ao banheiro sem chorar. É um processo na vida da criança.

Assim somos nós. Não podemos ser “bebês” espirituais para sempre. Precisamos crescer. Ao invés de pedirmos a Deus para que abra e feche portas, podemos pedir discernimento para escolher entre as portas. Temos o Espírito Santo em nós, e Ele nos guia a toda verdade. Precisamos entender que não somos “robôs” manipulados por Deus. Para Deus abrir e/ou fechar portas em nosso caminho é muito fácil, mas Ele nos dá o direito de escolha.

Da mesma maneira, temos a liberdade de escolher com quem vamos nos relacionar. Pedir a Deus para tirar sentimentos é preguiça espiritual. Não queremos sofrer conseqüências de nossas atitudes e não queremos buscar a Deus com mais intensidade. Preferimos fazer uma simples oração e pronto! Como um toque de mágica! Mas com Deus não funciona assim. A Bíblia nos ensina a “buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas as demais coisas serão acrescentadas”. MT 6.33

Ame a Deus de todo o seu coração, de todo o seu entendimento, de toda a sua alma e com toda a sua força. Mc 12.30

Não espere que Deus faça tudo para você e por você. Deus deseja que você tome decisões sábias. Peça sabedoria e discernimento a Deus para tomar as decisões necessárias em sua vida, seja a troca de emprego ou o término do namoro.

É hora de crescer!

por

Vanessa Capochim

Estações da vida

Salmo 1.1-3 “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

 As estações do ano acontecem por causa da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do Sol dura um ano, e recebe o nome de translação; sua principal consequência é a mudança de estações do ano. Se a terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações, mudanças.

A terra gira em torno do sol. É de acordo com esse movimento de translação que acontecem as estações. As estações são mudanças, mudança de posição da terra em relação ao sol.

O sol é um dos fatores determinantes das estações do ano.

Assim como o sol é um dos fatores determinantes para as estações, o Sol da justiça que é o próprio Deus deve ser o fator determinante de mudanças na vida do homem. Ao se inclinar para O Sol da justiça, mostrando dependência Dele, vive-se a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

“Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria”. Malaquias 4.2

Quando no hemisfério Norte é inverno, no hemisfério Sul é verão. Do mesmo modo, quando for primavera em um dos hemisférios, será outono no outro. Isso ocorre justamente em razão da posição que cada hemisfério ocupa em relação ao Sol naquele período, o que determina a quantidade de irradiação solar que está recebendo.

Cada lugar passa por uma estação diferente. Cada ser humano também vive em estações diferentes. Alguns já casaram, outros ainda estão solteiros. Casar na estação certa é ótimo, como estar solteiro na estação certa também é ótimo.

Todas as estações são boas, mas precisam ser vividas na época certa e da maneira certa. Não se usa sobretudo no verão e não se usa roupas de banho em inverno rigoroso. Não podemos esperar muitas flores coloridas no outono.

Sabendo viver cada estação no seu tempo e da maneira certa entende-se melhor Eclesiastes 3.1 que diz: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.”

 Em todas as partes do globo terrestre há mudança de estação. Por mais que em alguns lugares não se perceba a mudança, ela acontece.

Quando entendemos que as mudanças são necessárias, e nos abrimos a elas, podemos viver o que cada estação nos oferece. Cada estação tem coisas boas que podemos desfrutar. Nossa vida precisa dessas mudanças, dessas estações.

Aprenda a discernir o momento de dar frutos e o momento de colhe-los.

Não deixe que as mudanças em sua vida sejam frutos de erros e consequência de pecado.

Precisamos nos inclinar para o Sol da Justiça, o próprio Deus, para que as mudanças em nossa vida aconteçam no tempo certo, na estação correta. Quando nos inclinamos a Ele, estamos dizendo que Ele é quem governa nossa vida, O sol da Justiça.

Por mais que aos nossos olhos pareça que o Planeta terra é maior que o Sol, a verdade é que o sol é muito maior que a terra.

Mesmo não vendo a Deus, sabemos que Ele é maior que todas as coisas.

“Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.” Colossenses 1.15-17

Viva o melhor de cada estação!

 

por Vanessa Capochim

GPS - Guiada Pelo Santo

Existem determinadas coisas que sabemos da existência, mas não sabemos o funcionamento. Um exemplo prático é o pâncreas. Você sabe onde se localiza e para que serve? O pâncreas localiza-se atrás do estômago e um dos seus propósitos é a liberação de hormônios, sendo um deles a insulina. O mau funcionamento deste órgão tão desconhecido por muitos é uma das causas da diabete.

De forma semelhante, sabemos da existência do Espírito Santo mas nem sempre sabemos qual o Seu propósito. O Espírito Santo vai além de nos deixar arrepiados ou nos fazer sentir bem.  Um de Seus propósitos principais é guiar.

Antigamente as pessoas utilizavam de mecanismos como as estrelas, mapas e bússolas para se localizarem. Hoje o mais comum é o uso do GPS. Da mesma maneira em que o GPS nos direciona, nos mostra o caminho que devemos percorrer, assim é o Espírito Santo.

João 16:13 “quando vier, porém o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.”

Mesmo com toda a tecnologia existente no GPS, ele não é 100% confiável, algumas vezes ele falha. Porém, o Espírito Santo nos guia a TODA verdade, Ele não falha!

O guiar do Espírito Santo não é apenas mostrando o mapa e dizendo para onde virar. O guiar do Espírito Santo é falando ao coração, segurando pelas mãos e levando deste modo ao destino final.

A criança pequena não pode atravessar a rua sem segurar as mãos de alguém que se responsabilize por ela. A criança não sabe o momento certo de atravessar a rua, o adulto é quem a protege, e ela não fica pensando se esse adulto é realmente responsável, se é confiável. Quando a criança conhece a pessoa, ela simplesmente segura as mãos e vai, sem se preocupar.

Se você está se vendo “perdida”, seja ministerialmente, sentimentalmente, etc, volte-se para o Espírito Santo, e deixe-o te conduzir. Quando tentamos andar sozinhas, é como se estivéssemos andando no escuro. Aquele que traz luz aonde vamos é o próprio Espírito Santo, sem Ele, não conseguimos enxergar o caminho.

Abra o seu coração para deixar o Espírito Santo fazer o papel Dele, e não apenas ser aquele que traz arrepios. Seja como uma criança, que confia sem questionar.

Deixe o Espírito Santo conduzir sua vida, deixe-o segurar em suas mãos e te levar aonde Ele deseja. Ele te guiará a toda verdade! Viva direcionada pelo Espírito Santo de Deus e ande na luz!

Você não precisa andar perdida, seja Guiada Pelo Santo.

Não utilize apenas um GPS feito por mãos humanas, mas utilize em primeiro lugar o GPS divino, o Espírito Santo de Deus!

por Vanessa Capochim