blog

um site para edificação em amor.

Paz, sinal da direção divina

Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.
Colossenses 3:15

paz.jpg

Todo cristão que decide viver a vontade de Deus se depara com o seguinte questionamento: "Como saberei qual é a vontade de Deus diante de uma situação?" 

A resposta a este questionamento tem sido o motivador de muitos líderes da igreja ao elaborarem seus sermões, livros, estudos de células e outros. Desses, muitas respostas tem surgido e muito esclarecimento já tem chegado a igreja. Um dos pontos que a maioria deles concorda é em relação a paz no coração. Muitas vezes já fui aconselhado e aconselhei pessoas a prestarem mais atenção ao seu coração e  discernirem se existia paz para tomar a decisão na situação apresentada.

Este conselho está baseado no texto que inseri no início deste post onde o apóstolo Paulo declara que a paz de Cristo é o árbitro em nosso coração. Você sabe o que quer dizer árbitro? A palavra no original grego é brabeuo  que quer dizer atuar como árbitro, decidir, determinar, dirigir, controlar, ordenar. A paz de Cristo no coração dirige, controla, decide, e é simplesmente imprescindível para ajudar a determinar qual é a vontade de Deus nas situações do dia a dia.

Quando há paz no coração é possível seguir em frente. Uma vez que a paz ajuda a discernir qual é a vontade de Deus, ela também leva a viver aquilo que é bom, agradável e perfeito, e é exatamente isso que todos buscam viver.

Como saber se tenho essa paz? 

Onde há a paz de Cristo, não há confusão

porque Deus não é de confusão, e sim de paz. 1 Coríntios 14.33a

Confusão fala de instabilidade, desordem e distúrbio. Uma direção de Deus não vem com "bipolaridade" : em um momento Deus falou uma coisa, daqui a poucos dias falou outra totalmente diferente, depois a pessoa nem sabe mais se foi Deus quem falou mas acha que deve ser. Essa instabilidade revela a falta de uma palavra de Deus no coração. Quando Deus realmente fala com você, toda confusão e instabilidade é aniquilada em seu coração dando lugar a paz. Paz é estar seguro, tranquilo. A voz de Deus é poderosa para instaurar em seu coração uma certeza que supera toda dúvida e segundas opções.

A paz de Cristo é incomprensível

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Filipenses 4.7

A paz de Deus leva você simplesmente a saber qual decisão tomar mesmo sem conseguir entender a lógica da decisão ou o porque desse caminho, proposto em seu coração, te trazer tanta tranquilidade. 

Como cristãos, não devemos tomar decisões ilógicas. Mas muitas vezes seremos guiados a decisões alógicas, que vão além da razão e do entendimento. Aqui é o momento onde você será desafiado a andar por fé , a simplesmente confiar na paz de Cristo em seu coração.

Essa mesma paz também é responsável por guardar a sua mente e os seus sentimentos.  Você precisará desta proteção pois sempre o caminho de Deus é uma via invisível na contramão do mundo.

Se a decisão que existe em seu coração é ausente de confusão, instabilidade e é talvez incompreensível para a sua mente mas com certeza trás segurança, alegria e sentimento de completude incomum, essa é provavelmente a direção de Deus para a sua vida. 

Peça a Deus que te ajude a sondar o seu coração e te dar discernimento.  Que no seu dia a dia haja sempre em seu coração a paz de Cristo.

 

Viva Cristo,
Léo Capochim