Vanessa Capochim

mulheres na moda da santidade

Estações da vida

Salmo 1.1-3 “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

 As estações do ano acontecem por causa da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do Sol dura um ano, e recebe o nome de translação; sua principal consequência é a mudança de estações do ano. Se a terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações, mudanças.

A terra gira em torno do sol. É de acordo com esse movimento de translação que acontecem as estações. As estações são mudanças, mudança de posição da terra em relação ao sol.

O sol é um dos fatores determinantes das estações do ano.

Assim como o sol é um dos fatores determinantes para as estações, o Sol da justiça que é o próprio Deus deve ser o fator determinante de mudanças na vida do homem. Ao se inclinar para O Sol da justiça, mostrando dependência Dele, vive-se a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

“Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria”. Malaquias 4.2

Quando no hemisfério Norte é inverno, no hemisfério Sul é verão. Do mesmo modo, quando for primavera em um dos hemisférios, será outono no outro. Isso ocorre justamente em razão da posição que cada hemisfério ocupa em relação ao Sol naquele período, o que determina a quantidade de irradiação solar que está recebendo.

Cada lugar passa por uma estação diferente. Cada ser humano também vive em estações diferentes. Alguns já casaram, outros ainda estão solteiros. Casar na estação certa é ótimo, como estar solteiro na estação certa também é ótimo.

Todas as estações são boas, mas precisam ser vividas na época certa e da maneira certa. Não se usa sobretudo no verão e não se usa roupas de banho em inverno rigoroso. Não podemos esperar muitas flores coloridas no outono.

Sabendo viver cada estação no seu tempo e da maneira certa entende-se melhor Eclesiastes 3.1 que diz: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.”

 Em todas as partes do globo terrestre há mudança de estação. Por mais que em alguns lugares não se perceba a mudança, ela acontece.

Quando entendemos que as mudanças são necessárias, e nos abrimos a elas, podemos viver o que cada estação nos oferece. Cada estação tem coisas boas que podemos desfrutar. Nossa vida precisa dessas mudanças, dessas estações.

Aprenda a discernir o momento de dar frutos e o momento de colhe-los.

Não deixe que as mudanças em sua vida sejam frutos de erros e consequência de pecado.

Precisamos nos inclinar para o Sol da Justiça, o próprio Deus, para que as mudanças em nossa vida aconteçam no tempo certo, na estação correta. Quando nos inclinamos a Ele, estamos dizendo que Ele é quem governa nossa vida, O sol da Justiça.

Por mais que aos nossos olhos pareça que o Planeta terra é maior que o Sol, a verdade é que o sol é muito maior que a terra.

Mesmo não vendo a Deus, sabemos que Ele é maior que todas as coisas.

“Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.” Colossenses 1.15-17

Viva o melhor de cada estação!

 

por Vanessa Capochim