blog

um site para edificação em amor.

Aleluia! - Vanessa Capochim

aleluia

Ouvimos e falamos tanto a palavra ALELUIA e muitas vezes esquecemos o significado dela. Acabamos usando até mesmo como uma expressão de alívio, por exemplo: aleluia, o trânsito está bom! Vamos verificar o que significa realmente essa palavra: Aleluia é uma transliteração do hebraico הַלְלוּיָהּ (Halləluyahebraico padrão ou Halləlûyāh tiberiano - Lendo-se da direita para a esquerda, como se faz em hebraico) a primeira parte da palavra Hallelu(הַלְּלוּ) significa "Louvem! Adorem!" ou "Elogio"; a segunda parte da palavra é Yah (Jah) (יָהּ), uma forma abreviada do nome de Deus, Javé. Yah ou Jah constitui a primeira metade do Tetragramaהוהי,(YHWH,IHVH, JHVH), o nome do Deus da Bíblia, pronunciado em português como Iawé ou Javé. Yah escreve-se com as letras yod (י) e he (ה), respectivamente a décima e a quinta letra do alfabeto hebraico. Portanto, aleluia significa "Louvem Deus Javé", ou "Adorem Deus Javé", ou "Elogio Deus Javé". (Wikipédia) Javé significa aquele que existe. Então podemos dizer que aleluia significa: Louvem, adorem e elogiem ao Deus que existe! Vejamos também alguns versículos que aparecem a palavra aleluia: Aleluia! Louvai, servos do Senhor, louvai o nome do Senhor. Sl 113.1 Aleluia! Louvai o nome do Senhor; louvai-o, servos do Senhor. Sl 135.1 Aleluia! Louva, ó minha alma, ao Senhor. Sl 146.1 O Senhor reina para sempre; o teu Deus, ó Sião, reina de geração em geração. Aleluia! Sl 146.10 Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso. AP 19.6

Ao lermos esses versículos entendendo a palavra aleluia, percebemos que o autor de salmos e de apocalipse estava enfatizando o que estava escrito. Sl 135.1 Aleluia (Louvem, adorem e elogiem ao Deus que existe), Louvai o nome do Senhor; louvai-o, servos do Senhor.

Sempre que cantarmos ou falarmos ALELUIA, precisamos trazer a memória o que estamos dizendo. Não podemos deixar que essa palavra tão preciosa se torne uma simples “gíria”. Mesmo quando for utilizada como expressões do dia a dia, como o exemplo a cima “aleluia, o trânsito está bom!" que seja realmente: Louvado seja o Senhor, pois o trânsito está bom. Porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Em tudo daí graças ao Senhor.

Que a partir de hoje possamos dizer ALELUIA com mais intensidade ainda! Aleluia!!