blog

um site para edificação em amor.

Como pode um cristão não ser feliz? - Leo Capochim

"Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor , e nessa lei medita dia e noite." (Salmos 1:1,2 NVI) A falta de felicidade na vida do cristão tem uma razão. Mas um cristão pode não estar feliz? Por incrível que pareça mesmo tendo a alegria habitando em você, você pode estar triste. O salmista começa seu texto trazendo resposta a seguinte pergunta: como um cristão pode não ser feliz?

A resposta é simples mas merece gastar um tempo ao redor dela para ter um entendimento mais profundo. O maior ladrão da sua felicidade é você mesmo! Como? Quando você deixa de ter prazer na lei do Senhor e de meditar nela. Normalmente inicio a ministração da Palavra declarando o meu amor por ela. Eu amo a biblia, ela é a Palavra de Deus. Eu aprendi a amar a Biblia. Não nasci amando, mas a cada dia que me relaciono com ela eu a amo mais. Muitas pessoas não tem prazer na Palavra pois simplesmente não lêem a Biblia. Não investem tempo se debruçando sobre ela na expectativa de conhecer a Deus e ouvir a Sua voz. Para essas pessoas a Biblia é somente um livro antigo, cheio de regras. Não conseguem achar a vida que alguns dizem existir nela. Por ter até mesmo uma imagem deturpada de Deus só conseguem enxergar escravidão nas palavras que libertam. Lembro como se fosse hoje de pessoas que Deus colocou em minha vida que me ajudaram nesta caminhada de descobrir a Palavra de Deus. Sou grato a Deus por essas pessoas que me inspiraram e me ajudaram a enxergar que a Biblia não é um simples conjunto de regras, que se eu não seguir eu vou me dar mal para sempre. Essas pessoas me ajudaram a ver que a Biblia é o meu Pai celeste me instruindo a como alcançar tudo o que é bom, perfeito e agradável e me contando a maior história de amor que já aconteceu onde eu sou o alvo deste amor e ele é o protagonista principal. O amor pela Palavra de Deus é algo muito importante na vida do cristão. Aquele que não ama a Palavra de Deus está se distanciando de Deus.

• Se eu não tenho prazer na Palavra eu vou dar ouvidos aos conselhos do mundo. Os conselhos dos ímpios só fazem sentido quando eu estou afastado ou ignorante em relação a Palavra de Deus. Quantas pessoas ainda buscam conselhos com pessoas que não tem o temor de Deus e sem o temor de Deus eu sempre estarei fazendo a coisa errada pois o temor do Senhor é o principio da sabedoria. Todas as vezes que você busca conselhos em pessoas que não tem o temor de Deus, você está dando ouvido a tolices. O conhecimento deste mundo pode te levar a alcançar muita coisa mas nunca vai te levar a viver a perfeição. Só na Palavra encontramos o que é perfeito. Só nela achamos o conselho certo. A biblia fala sobre tudo, sobre todas as áreas da vida. Se você a tiver como seu guia de conduta com certeza será feliz pois viverá o que é bom e agradável.

• Se eu não tenho prazer na Palavra eu vou preferir conduzir a minha vida como os pecadores. Se existe alguém que você deve imitar é Jesus, e a Palavra nos encoraja a fazer isso. As vezes temos uma imagem muito superficial de Jesus. Jesus não veio a terra para nos ensinar a ser Deus, Ele veio nos ensinar a sermos homens. Ele se esvaziou de sua glória e viveu na terra como todo filho de Deus deve viver. Ele não andou na terra criando outros planetas, ele andou criando relacionamentos. Ele era 100% homem. A vida de Jesus deve ser não somente uma inspiração mas uma imitação. Você deve andar como Ele andou, seguir os seus passos, em outras palavras, se vestir dele. Hoje vi uma criança com sua família na rua vestida com a roupa do super-homem. Na mente daquela criança eu tenho certeza que ela se via como o super-homem, talvez olhando para as pessoas com sua visão de raio x, levantando as coisas mais pesadas do mundo com um dedo. Não é assim quando somos criança? Tentamos até mudar o tom da voz, o jeito de andar, quando não mudamos até de nome...! rsrs Está na hora de você se vestir de Jesus! Talvez você esteja pensando: "Mas eu não consigo imitar Jesus!" A imitação acontece naturalmente e basicamente em duas ocasiões: 1. Quando admiramos uma pessoa 2. Quando convivemos muito com uma pessoa Temos falhado em imitar a Jesus pelos mesmos motivos: por não admirá-lo ou por não ter relacionamento com ele. Não adianta, imitando o pecador você não será feliz. Querendo ser como todo mundo é, você terá o mesmo que eles tem: um sorriso falso no rosto por um momento breve de ilusão. O estilo de vida de Jesus nos leva a realização e trás felicidade no nosso dia a dia.

• Se eu não tenho prazer na Palavra eu vou escolher ter comunhão com as trevas e me afastar da luz. Quantos vivem uma vida dupla. Na igreja só falam de Deus mas fora dela só dão ouvidos ao diabo. Quantos dão ibope para programas que só escarnecem de Deus. Riem e contam piadas que são contrárias aos princípios da Palavra de Deus. Não falam mas aprovam com seu silêncio as obras infrutuosas das trevas. Depois não sabem porque estão tristes, estão negando a sua própria nova natureza e querem ter plena alegria. Quanta ilusão!

Somente um relacionamento intimo com Deus e com a Sua Palavra podem trazer felicidade para o seu dia a dia. É desta forma que você irá usufruir do depósito divino que está em você.
20111216-190529.jpg