blog

um site para edificação em amor.

Lições do nascimento de Cristo - parte 1

“mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei,” Gálatas 4.4

Nessa manhã de Natal este texto me veio a mente. Vale a pena parar um tempo para meditar neste texto.

Deus enviou Seu Filho ao mundo no tempo certo.

Algumas vezes eu já me perguntei: Porque Jesus não veio ao mundo imediatamente após Adão e Eva terem pecado? Não teria sido melhor? Ou ainda na época de Noé? Não teria poupado mais pessoas? Mas toda a Escritura nos deixa bem claro que Cristo foi enviado ao mundo no melhor tempo. Mas, algumas vezes na minha mente parecia que Jesus havia demorado demais, afinal de contas desde que foi profetizado pela primeira vez a sua vinda em Gênesis 3.15 passaram mais de 3 (três) mil anos de acordo com historiadores. Porém quando estudamos história constatamos que realmente não houve nem haverá tempo melhor na história para a vinda de Jesus.

Com isso aprendemos que Deus, mesmo vivendo além do nosso tempo, Ele é especialista e precisamente pontual no nosso tempo terreno.

Do que vale então questionarmos a Deus com relação ao tempo que temos esperado pela materialização de Suas promessas? Será que não conhecemos ainda a Deus o suficiente para simplesmente crermos que Ele não se atrasa?

Em Habacuque 2.3 lemos “Pois a visão é ainda para o tempo determinado, e se apressa para o fim. Ainda que se demore, espera-o; porque certamente virá, não tardará.”

Para toda palavra de Deus existe o tempo determinado, existe o momento da plenitude dos tempos, existe a hora perfeita. Deus se apressa em cumprir sua Palavra (Sl 147.15) porém em cumpri-la no tempo certo. As vezes nós pensamentos que Deus está se atrasando mas não está; o profeta deixa bem claro: se tardar espera pois virá e não tardará. Parece até mesmo uma contradição, mas não é. O apóstolo Pedro também enfatiza em sua carta: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.” II Pedro 3.9

As vezes os fatos nos levam a acreditar que já passou o tempo e que agora é tarde demais, mas lembre-se que NUNCA É TARDE DEMAIS PARA O DONO DO TEMPO. Nunca é tarde demais para o Deus eterno onde passado, presente e futuro são para Ele como agora.

Devemos a cada dia aprender a não envolver as promessas de Deus nos limites do nosso tempo, ou tentar interpretar o tempo determinado por Deus com a nossa mente limitada.

Você pode até saber tudo que o já aconteceu na sua vida e tudo o que está acontecendo agora, mas você não sabe o que vai acontecer amanhã, daqui a 1 ano, daqui a 10 anos ou até mesmo daqui a 1 minuto. Não há como planejarmos com perfeição sem conhecimento de futuro, tudo não vai passar de meras suposições.

Por isso a Palavra de Deus nos diz: “Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.” Lamentações 3.26

E quando vier a inquietação na sua alma, quando a ansiedade bater em sua porta ou até mesmo a incredulidade, traga a sua memória as palavras do próprio Deus em Salmos 46.10:

“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.”

Agora estou indo almoçar com a família de minha esposa, esse é o meu primeiro natal casado. Aleluia! Rsrs Assim que voltar postarei a segunda parte.