blog

um site para edificação em amor.

Fazendo o indispensável

"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Filipenses 3.13,14

Ao ler esse texto eu me deparo com um modelo de vida a ser seguido, um modelo de sucesso. As vezes estamos tão preocupados em fazer muitas coisas que nos esquecemos de fazer aquilo que é essencial, e quando isso acontece, parece que todas as coisas que estamos fazendo não chegam a um fim, não alcançam um objetivo. Pois, as coisas essenciais, são a base sólida de todas as outras.

Bom, deixa eu clarear um pouco mais esse meu pensamento:

Paulo está falando que ele se ocupava em fazer apenas uma coisa: PROSSEGUIR. E eu acredito que você nunca vai achar uma definição melhor para PROSSEGUIR do que essa que Paulo ensinou aos filipenses.

De acordo com o dicionário Michaelis, PROSSEGUIR significa: Fazer seguir; levar por diante; seguir avante; continuar, perseverar, persistir

Para Paulo, PROSSEGUIR, vai um pouco além. Em primeiro lugar PROSSEGUIR é ESQUECER. Que maravilha! Se todos nós pudéssemos compreender isso seria muito diferente. Eu nunca vou PROSSEGUIR na minha vida se eu não me esquecer daquilo que ficou para trás. Isso inclui os meus erros, frustrações, decepções, desilusões, falhas e coisas do tipo.

Vamos entender algo, Jesus quer que demos fruto e que o nosso fruto permaneça, em outras palavras o fruto que permanece é aquele feito de acordo com a vontade de Deus, logo, tudo que faço que não está de acordo com a vontade de Deus é fruto apodrecido, é fruto que não permanece. Todos os meus erros do passado são frutos apodrecidos, devem ser enterrados, esquecidos, deixados para trás. Ninguém, em sã consciência, guarda frutos podres. Porque vamos insistir em guardar nossos erros e pecados? Porque vam0s carregar culpa sobre nossos ombros se o próprio Deus diz que dos nossos pecados Ele não se lembra mais? ("Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais." Hb 8.12 )

Tudo que eu fiz que não deu certo, todas as tentativas e expectativas frustradas fazem parte da história da minha vida mas estão no passado e devem ser esquecidos. Se o passado fosse para ser lembrado não seria chamado passado. A única coisa que devemos nos lembrar é dos feitos do Senhor, estes sim, nunca devem ser esquecidos. Pois Deus nunca está no passado, Ele sempre é.

Em segundo lugar, PROSSEGUIR É AVANÇAR. Avançar aqui não é continuar andando sem saber onde vai chegar. Paulo deixa bem claro que ele estava avançando em uma direção específica. Ele estava olhando para aquilo que estava posto diante dele. Veja bem o que está escrito em 1 Co 2.9 "Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam." Aquilo que está preparado para mim e para você vão além dos desejos do nosso coração.

Nós não avançamos em direção a perdição, avançamos em direção a plenitude das bençãos e tudo aquilo que Deus preparou. Muitas pessoas se perdem aqui por não conhecer a Deus e preferem olhar para trás pois pensam que aquilo que viveram no passado foi o melhor que eles poderiam viver. Mas, o nosso Deus é bom, e Ele tem tantas coisas infinitamente melhores preparadas para cada um de nós, de forma que cada dia com Ele é melhor do que o dia anterior. Não deveríamos gastar tanto tempo procurando entender o passado, mas sim procurando conhecer a Deus e através do conhecimento de Deus e de Sua vontade avançar. Existe premiação certa para todos aqueles que prosseguirem em Cristo Jesus.

Mesmo diante dos piores momentos da sua vida nunca se permita permanecer parado, PROSSIGA!

Não perca seu tempo com tantas coisas, FAÇA O INDISPENSÁVEL, PROSSIGA!