blog

um site para edificação em amor.

EM 2017, SUPERE-SE

superacao

Pelo título você espera ler mais um artigo motivacional, recheado de autoajuda, com inúmeras frases de auto afirmação como “você é dono de sua própria história”, “pegue o leme da sua vida” ou “você é capaz de ir além por você mesmo”. Se esta era a sua expectativa, temo que terei de frustrá-la. Muitas pessoas têm desejo de alcançar grandes coisas e creio que não há nada de errado nisto. Precisamos crescer, realizar sonhos, concluir projetos. Tudo isso faz parte de nossa trajetória nesta terra.

A maioria concorda que a superação é essencial para que e sonhos e projetos realmente se concretizem. É necessário romper seus limites, ir além de sua história, seus medos, habilidades, ou seja, ir além de você mesmo para alcançar. São inúmeras as história de superação que lemos em livros ou assistimos em um emocionante filme. A sensação que tenho diante dessas histórias é que preciso me colocar em um ringue contra mim mesmo ou calar o mundo inteiro e aprender a ser auto-suficiente para dar certo na vida.

No entanto esses dias em minha leitura bíblica devocional me deparei com um texto que me chamou a atenção. Lucas, narrando a defesa de Pedro e João diante do Sinédrio registra: “Vendo a coragem de Pedro e de João e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus. Atos‬ ‭4:13‬ ‭NVI”. A palavra grega traduzida como ousadia é parrēsia que significa liberdade de expressão, falar abertamente, francamente, ou seja, sem ocultação, sem ambiguidade ou circunlocução, sem o uso de figuras e comparações; confiança livre e destemida, coragem alegre, ousadia, segurança.

Anciãos, escribas e as demais principais autoridades do povo judeu ficaram admirados com o discurso de Pedro e João. O que causou essa admiração foi o fato deles saberem que os discípulos eram homens comuns, eram simples pescadores, ou seja, não faziam parte de nenhuma linhagem da alta sociedade. Além disso, eram iletrados, ignorantes, não estudaram nas nobres escolas rabínicas. Esses homens ordinários estavam falando de forma extraordinária. Incontestavelmente tinham alcançado uma genuína superação.

Agora, repare no texto que as principais autoridades atribuem essa mudança radical na vida destes homens a um único fato: “ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus”. O segredo para a superação está na comunhão com Cristo. Pedro e João conseguiram ser alguém além do que eles poderiam ser por causa do relacionamento com Cristo.

A Bíblia não é um livro de autoajuda mas sim um manual da ajuda do alto. Se você quer viver a superação aprenda a depender de Deus e se relacionar com ele. Você não precisa entrar em contato com o seu eu, ou sentar-se no trono da sua existência, como dizem os conselheiros modernos. O caminho para ir além de você mesmo é permitir com que Cristo se assente no trono de sua vida e a governe. Reconheça Ele como o seu Senhor e Rei além de ser o seu Salvador. E, depois de tomar essa decisão, caminhe com Ele.

Pedro e João não apenas obedeciam as direções de Jesus, eles vivam ao seu lado. É impressionante o quanto a convivência com uma pessoa causa transformação. Aqueles são casados a muitos anos sabem o quão verídica é esta afirmação. Literalmente, manias, frases, gostos, gestos que eram singulares passam a ser comum aos dois. E ninguém consegue explicar como aprendeu, simplesmente acontece. Você se torna semelhante àquele com quem você convive.

Quanto mais você se relacionar com Cristo mais parecido com Ele você se tornará. Jesus é o homem perfeito, Ele é o mais alto padrão que existe para ser alcançado. Você pode ter muitos obstáculos que precisam ser superados em você mesmo para que alcance os seus sonhos, projetos e objetivos de vida. Talvez seu histórico familiar não seja o melhor, suas habilidades limitadas, seu passado conturbado, seu nível de escolaridade insuficiente para o que você almeja. Todas essas coisas se tornam ínfimas diante do poder que há em relacionar-se com Cristo.

Assim como os limites de Pedro e João foram rompidos dia a dia caminhando com Cristo ao ponto de todos ficarem admirados, da mesma forma será em sua vida. Relacionar-se com Cristo é possível e simples. Através da oração e da leitura da bíblia você está em contato com Ele. Orar não é falar sozinho e ler a bíblia não é ler um simples livro, você está em verdadeira comunhão com Deus nesses momentos. O esforço que você deve fazer não é para combater a você mesmo mas sim o dedicar-se a essas práticas cristãs. Sua mudança não está em você mesmo. Supere-se caminhando com Cristo.

Viva Cristo,

Leo Capochim